Repatriação de profissionais brasileiros: uma análise das políticas praticadas pelas empresas brasileiras

Autori

  • Thaís Ettinger Salgado USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Eduardo Camargo Oliva USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Edson Keyso de Miranda Kubo USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Darticleia Almeida Sampaio da Rocha Soares USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marcos Eduardo Zambanini USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465913597

Abstract

Com o objetivo de analisar as políticas nos programas de repatriação, praticadas nas transnacionais brasileiras, esta pesquisa se concentrou em estudar a gestão internacional de Recursos Humanos, bem como em se aprofundar nas políticas e práticas das empresas brasileiras que possuem programas de repatriação. Para isso, foi feita uma pesquisa descritiva com uma população limitada aos Rankings das Transnacionais Brasileiras (2011 e 2012) realizados pela Fundação Dom Cabral. Das 52 empresas listadas, 25 participaram da pesquisa, que ocorreu em formato de entrevista in loco. As informações obtidas foram analisadas com o auxílio do software de análise qualitativa Atlas TI, evidenciando que há algum tipo de cuidado por parte das empresas em diminuir as incertezas do repatriado, seja por meio de uma comunicação eficiente e de clareza acerca das possibilidades de crescimento; de salários e benefícios atraentes; de suporte; ou de um contrato específico que garanta retorno para ambas as partes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Thaís Ettinger Salgado, USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Administração, Mestra em Administração de Empresas, Pós Graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Graduada em Administração. Atua como Consultora de Recursos Humanos e como Docente de MBA e de Graduação. Tem experiência na área de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Gestão Estratégica de RH; Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e Avaliação de Desempenho.

Eduardo Camargo Oliva, USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1978), especialização em Recursos Humanos pela EAESP-FGV (1979), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado pela FEA/USP (2006). Tem experiência profissional e de pesquisa na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, gestão de pessoas, comportamento organizacional. Ocupou posições executivas em indústrias nacionais e multinacionais e em universidades privada e pública.

Edson Keyso de Miranda Kubo, USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) em 2011. Mestre em Administração pela Kobe University, Japão (2001) e Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1997. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) , atuando nos cursos de Mestrado e Doutorado, além de ser Professor Adjunto III da Universidade Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul) em São Paulo. É membro da Associação dos Bolsistas do Governo Japonês- Monbusho (ABMON) e avaliador de projetos de pesquisa no Consulado Geral do Japão em São Paulo, para seleção de candidatos Brasileiros à bolsa MEXT. Também é filiado e participante ativo do EGOS (European Group for Organizational Studies) e dos eventos da ANPAD. É revisor do Academy of Management (AoM) na área de Gestão de Pessoas, Coordenador da área de Gestão de Pessoas do SEMEAD da FEA/USP e Editor Associado do periódico Gestão & Regionalidade (Qualis B1). Os resultados de suas pesquisas têm sido publicados em periódicos nacionais e internacionais de impacto. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão intercultural , gestão de pessoas e internacionalização de empresas.

Darticleia Almeida Sampaio da Rocha Soares, USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduada em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - IMES em 1983. Pós Graduação, em nível Lato Sensu,em Finanças Empresariais e Controle pelo Centro Universitário Fundação Santo André-FSA em 2004. Foi aluna do curso de Mestrado em Administração, Strito Sensu, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul-USCS, tendo qualificado sua dissertação de Mestrado em 30 de setembro de 2010. Em 21 de dezembro de 2010 fez a defesa pública de sua dissertaçao. Participaram da banca de qualificação e defesa os professores: Dr. Roberto Coda, Dr. Laércio Baptista da Silva e Dr. Isaias Custódio, sobre o tema Cultura Organizacional e Estratégia Empresarial: Conflito ou Alinhamento?. A pesquisa de campo foi realizada na nas Indústrias Nucleares do Brasil-INB, nas unidades produtivas de Resende (RJ),Caldas (MG), Caetité (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Ingressou no Doutorado em Administração de Empresas no ano de 2012.

Marcos Eduardo Zambanini, USCS- Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, tema da Tese: Inovação e Desenvolvimento Local: uma análise sobre São José dos Campos. Tese defendida e aprovada em 26/02/2014. Mestre em Administração pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, tema da Dissertação: Inovação, Cooperação e Relações entre Empresas: um estudo sobre o Projeto APL Metalmecânico na Região do Grande ABC. Dissertação defendida e aprovada em 29/03/2010. Bacharel em Administração de Empresas pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2005). Técnico em Mecânica de Precisão (1992) pela Escola SENAI Suiço-Brasileira e em Automação Industrial (1994) pela escola SENAI Armando de Arruda Pereira. Atualmente é coordenador do curso de bacharel em administração no Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), e administrador do próprio negócio - Slup - Indústria e Comércio Ltda - EPP. Tem experiência na área de Administração de Empresas, e também na área técnica, mais especificamente em Automação Industrial e Metalurgia de Usinagem. Finalizou em abril de 2014 pesquisa aprovada pela FAPESP de Tema: Mecanismos de Articulação Territorial e a Formação de Pólos de Inovação na Aglomeração Industrial Espacial (AIE) de São Paulo - São José dos Campos, Campinas, Santos e Sorocaba, trabalho que auxiliou na elaboração da Tese de Doutoramento. E-mail: zambanini@uol.com.br

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-03-24

Come citare

Salgado, T. E., Oliva, E. C., Kubo, E. K. de M., Soares, D. A. S. da R., & Zambanini, M. E. (2018). Repatriação de profissionais brasileiros: uma análise das políticas praticadas pelas empresas brasileiras. Revista De Administração Da UFSM, 10(6), 1027–1041. https://doi.org/10.5902/1983465913597

Fascicolo

Sezione

Articles

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i