Impactos ambientais e vantagens comparativas do transporte hidroviário em relação a outros modos de transporte no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465911325Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar os impactos ambientais, os custos, as vantagens e as desvantagens da utilização do transporte hidroviário em relação aos demais modos de transporte disponíveis na região sul do Rio Grande Sul, especialmente na cidade de Pelotas. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os diferentes gestores da empresa Alpha, bem como de observação in loco e análise de documentos. Depois de analisar os resultados obtidos nas entrevistas, traçou-se um paralelo com o referencial teórico e chegou-se à conclusão de que a logística hidroviária é uma opção viável à redução dos custos de transportes, uma vez que proporciona uma redução de 40% nos custos operacionais em comparação ao transporte rodoviário. Além disso, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera é significativa, porque cada barcaça transporta o equivalente às cargas de 140 caminhões. Contudo, ainda são necessárias políticas públicas que incentivem o uso do transporte hidroviário por parte das empresas, em especial na região pesquisada.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.