Teoria e prática na pesquisa sobre qualidade em serviços turísticos em periódicos internacionais: uma revisão de literatura de 2002 a 2012

Auteurs-es

  • Alexandre Meira de Vasconcelos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Álvaro Guillermo Rojas Lezana Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346598045

Résumé

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a qualidade em serviços turísticos baseada em artigos de periódicos em bases de dados indexadas. Os documentos foram selecionados em quinze bases, filtrados por métodos arbitrados pelos autores e 105 artigos resultantes foram lidos integralmente e avaliados pelo método de análise de conteúdo. Entre os resultados principais estão uma matriz conceitual para a qualidade de serviços turísticos e um conjunto de lacunas e oportunidades para pesquisas futuras. Os resultados mais relevantes estão (1) a definição da relação de causalidade entre a qualidade dos serviços e a lealdade do turista ao destino turístico; (2) há diferenças entre o comprador do serviço e o indivíduo que consome o serviço turístico e a literatura não faz um tratamento diferenciado (3) baixa produção teórica sobre o tema, o que abre espaço para futuras pesquisas na área; (4) a pesquisa sobre qualidade em serviços turísticos é sustentada em teorias oriundas do marketing, e carecem da contribuição de outras áreas do conhecimento; (5) o uso excessivo de modelos generalistas para medição da qualidade, tal como o SERVQUAL; (6) excesso de estudos empíricos com equívocos metodológicos provocados por amostragens cientificamente inconsistentes; (7) medição da qualidade centrada na percepção do cliente, centrada na reação imediata ao evento vivido e desconsidera os múltiplos elementos da cadeia de suprimentos do trade turístico.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Alexandre Meira de Vasconcelos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Engenharia de Produção - FAENG - UFMS

Álvaro Guillermo Rojas Lezana, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Téléchargements

Publié-e

2014-09-14

Comment citer

Vasconcelos, A. M. de, & Lezana, Álvaro G. R. (2014). Teoria e prática na pesquisa sobre qualidade em serviços turísticos em periódicos internacionais: uma revisão de literatura de 2002 a 2012. Revista De Administração Da UFSM, 7(3), 486–505. https://doi.org/10.5902/198346598045

Numéro

Rubrique

Articles