Teoria e prática na pesquisa sobre qualidade em serviços turísticos em periódicos internacionais: uma revisão de literatura de 2002 a 2012

Autores

  • Alexandre Meira de Vasconcelos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Álvaro Guillermo Rojas Lezana Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346598045

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a qualidade em serviços turísticos baseada em artigos de periódicos em bases de dados indexadas. Os documentos foram selecionados em quinze bases, filtrados por métodos arbitrados pelos autores e 105 artigos resultantes foram lidos integralmente e avaliados pelo método de análise de conteúdo. Entre os resultados principais estão uma matriz conceitual para a qualidade de serviços turísticos e um conjunto de lacunas e oportunidades para pesquisas futuras. Os resultados mais relevantes estão (1) a definição da relação de causalidade entre a qualidade dos serviços e a lealdade do turista ao destino turístico; (2) há diferenças entre o comprador do serviço e o indivíduo que consome o serviço turístico e a literatura não faz um tratamento diferenciado (3) baixa produção teórica sobre o tema, o que abre espaço para futuras pesquisas na área; (4) a pesquisa sobre qualidade em serviços turísticos é sustentada em teorias oriundas do marketing, e carecem da contribuição de outras áreas do conhecimento; (5) o uso excessivo de modelos generalistas para medição da qualidade, tal como o SERVQUAL; (6) excesso de estudos empíricos com equívocos metodológicos provocados por amostragens cientificamente inconsistentes; (7) medição da qualidade centrada na percepção do cliente, centrada na reação imediata ao evento vivido e desconsidera os múltiplos elementos da cadeia de suprimentos do trade turístico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Meira de Vasconcelos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Engenharia de Produção - FAENG - UFMS

Álvaro Guillermo Rojas Lezana, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

2014-09-14

Como Citar

Vasconcelos, A. M. de, & Lezana, Álvaro G. R. (2014). Teoria e prática na pesquisa sobre qualidade em serviços turísticos em periódicos internacionais: uma revisão de literatura de 2002 a 2012. Revista De Administração Da UFSM, 7(3), 486–505. https://doi.org/10.5902/198346598045

Edição

Seção

Artigos