Aglomeração e Valor de Compra em Centros de Consumo de Baixa Renda

Auteurs-es

  • Izabelle Quezado Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Rômulo Bernardino Lopes da Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Verónica Peñaloza Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346596274

Résumé

Diante do crescente potencial de consumo das camadas de baixa renda, esta pesquisa se baseia nas escalas de Babin, Darden e Griffin (1994) e de Machleit, Kellaris e Eroglu (1994) com o objetivo de investigar o comportamento de compra hedônico e utilitário relacionado à percepção de crowding (aglomeração) do consumidor de baixa renda em dois centros de consumo. A partir da pesquisa quantitativa, realizada com 404 consumidores em ambiente real de varejo, os resultados revelaram que os indivíduos dos dois locais mostraram-se propensos ao comportamento utilitário e demonstraram sentir-se mais incomodados pela aglomeração no centro de consumo com menor infraestrutura. Houve indícios de que esse incômodo foi menos intenso em consumidores hedônicos.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Izabelle Quezado, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Rômulo Bernardino Lopes da Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutora pela Universidad de la Frontera, Chile. Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do curso de Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

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Publié-e

2014-04-30

Comment citer

Quezado, I., Costa, R. B. L. da, & Peñaloza, V. (2014). Aglomeração e Valor de Compra em Centros de Consumo de Baixa Renda. Revista De Administração Da UFSM, 7(1), 49–64. https://doi.org/10.5902/198346596274

Numéro

Rubrique

Articles