Aglomeração e Valor de Compra em Centros de Consumo de Baixa Renda

Autor/innen

  • Izabelle Quezado Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Rômulo Bernardino Lopes da Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Verónica Peñaloza Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346596274

Abstract

Diante do crescente potencial de consumo das camadas de baixa renda, esta pesquisa se baseia nas escalas de Babin, Darden e Griffin (1994) e de Machleit, Kellaris e Eroglu (1994) com o objetivo de investigar o comportamento de compra hedônico e utilitário relacionado à percepção de crowding (aglomeração) do consumidor de baixa renda em dois centros de consumo. A partir da pesquisa quantitativa, realizada com 404 consumidores em ambiente real de varejo, os resultados revelaram que os indivíduos dos dois locais mostraram-se propensos ao comportamento utilitário e demonstraram sentir-se mais incomodados pela aglomeração no centro de consumo com menor infraestrutura. Houve indícios de que esse incômodo foi menos intenso em consumidores hedônicos.

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Izabelle Quezado, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Rômulo Bernardino Lopes da Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutora pela Universidad de la Frontera, Chile. Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do curso de Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

Veröffentlicht

2014-04-30

Zitationsvorschlag

Quezado, I., Costa, R. B. L. da, & Peñaloza, V. (2014). Aglomeração e Valor de Compra em Centros de Consumo de Baixa Renda. Revista De Administração Da UFSM, 7(1), 49–64. https://doi.org/10.5902/198346596274

Ausgabe

Rubrik

Articles