O recurso mais importante para as organizações são mesmo as pessoas? Uma análise da produção científica sobre qualidade de vida no trabalho (QVT)
DOI :
https://doi.org/10.5902/198346595705Résumé
DOI: 10.5902/198346595705 O discurso nas organizações em geral, independente de porte ou natureza, aborda recorrentemente a relevância do capital humano para o sucesso e a relação direta entre o desempenho dos colaboradores e seus resultados. Estudos sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT) são de extrema importância para entender as variáveis que têm impacto sobre a performance e os resultados, tanto da organização, quanto de seus colaboradores. Para avaliar o quanto as pesquisas científicas refletem essa importância, neste estudo tem-se como objetivo analisar a produção científica acerca do tema QVT no Brasil, observando, para isso, os artigos publicados nos anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). Trata-se de uma pesquisa bibliométrica da produção acadêmica do período de 1997 a2011. Após a coleta das informações, foram encontrados 64artigos que atendiam a pelo menos uma das palavras-chave definidas pelo escopo deste estudo. Como resultado verificou-se que o tema QVT, até 2008, ainda era abordado na produção científica de forma incipiente, com cunho investigativo, com o intuito apenas de diagnosticar índices de QVT, sem buscar identificar seus reflexos na organização como um todo. No entanto, a partir de 2009, já se pode perceber certo amadurecimento quanto à identificação de trabalhos que buscaram avaliar as relações entre QVT, responsabilidade social, comprometimento organizacional e, inclusive, desempenho.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.