O recurso mais importante para as organizações são mesmo as pessoas? Uma análise da produção científica sobre qualidade de vida no trabalho (QVT)
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346595705Resumen
DOI: 10.5902/198346595705 O discurso nas organizações em geral, independente de porte ou natureza, aborda recorrentemente a relevância do capital humano para o sucesso e a relação direta entre o desempenho dos colaboradores e seus resultados. Estudos sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT) são de extrema importância para entender as variáveis que têm impacto sobre a performance e os resultados, tanto da organização, quanto de seus colaboradores. Para avaliar o quanto as pesquisas científicas refletem essa importância, neste estudo tem-se como objetivo analisar a produção científica acerca do tema QVT no Brasil, observando, para isso, os artigos publicados nos anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). Trata-se de uma pesquisa bibliométrica da produção acadêmica do período de 1997 a2011. Após a coleta das informações, foram encontrados 64artigos que atendiam a pelo menos uma das palavras-chave definidas pelo escopo deste estudo. Como resultado verificou-se que o tema QVT, até 2008, ainda era abordado na produção científica de forma incipiente, com cunho investigativo, com o intuito apenas de diagnosticar índices de QVT, sem buscar identificar seus reflexos na organização como um todo. No entanto, a partir de 2009, já se pode perceber certo amadurecimento quanto à identificação de trabalhos que buscaram avaliar as relações entre QVT, responsabilidade social, comprometimento organizacional e, inclusive, desempenho.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

