O processo de formulação e implementação de planejamento estratégico em instituições do setor público

Auteurs-es

  • Flávia de Araújo Silva UFMG
  • Carlos Alberto Gonçalves UFMG/CEPEAD

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346593833

Résumé

Este trabalho discorre sobre alguns modelos adotados na formulação e implementação do Planejamento Estratégico vis-à-vis apoiar a gestão de estratégias propostas como deliberadas em instituições públicas. Foram feitas pesquisas bibliográficas sobre teorias da estratégia e seus processos de formação e elaboração do documento para ser seguido como “plano estratégico”. As unidades de análise foram os tribunais
de contas dos estados e municípios do Brasil. Adotaram-se métodos combinados de pesquisa bibliográfica, consultas aos planos estratégicos de algumas instituições públicas, pesquisas qualitativa e quantitativa por meio de entrevistas e aplicação de questionário como survey. No âmbito das instituições públicas, foram identificados os modelos preferidos para formulação e implementação do plano estratégico, a saber: Método Grumbach, Balanced Scorecard (BSC) e Gerenciamento pelas Diretrizes. Os resultados apontam a existência de fortes crenças das equipes quanto à efetividade da prática regular do “Planejamento Estratégico” no sentido de promoverem melhor alinhamento estratégico geral. Concluiu-se também que as instituições pesquisadas ainda estão em fase de aquisição de aprendizagem dessa instrumentalização, principalmente no que tange à execução das ações propostas no planejamento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Flávia de Araújo Silva, UFMG

CEPEAD - Estratégia em Organizações

Téléchargements

Publié-e

2011-12-10

Comment citer

Silva, F. de A., & Gonçalves, C. A. (2011). O processo de formulação e implementação de planejamento estratégico em instituições do setor público. Revista De Administração Da UFSM, 4(3), 458–476. https://doi.org/10.5902/198346593833

Numéro

Rubrique

Articles

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

<< < 1 2