Performance no terceiro setor uma abordagem de Accountability: Estudo de caso em uma Organização Não Governamental Brasileira
DOI :
https://doi.org/10.5902/198346592238Résumé
A perspectiva de sobrevivência e a origem dos recursos das organizações do terceiro setor são predominantemente oriundas de doações feitas por pessoas físicas e jurídicas, que geram o alicerce econômico-financeiro para a efetiva relação da organização do terceiro setor com seu objetivo específico. Nesse contexto, o presente estudo estabelece padrões econômico-financeiros de análise desse tipo de organização, com base em relatórios contábeis e dados qualitativos.O objetivo principal desse estudo é estabelecer uma metodologia de análise de organizações do terceiro setor, com base em suas demonstrações contábeis, possibilitando a comparação entre diferentes organizações concorrentes. Os indicadores sugeridos estabelecem um quadro comparativo que tem o objetivo de possibilitar ao "doador" de recurso analisar a instituição que receberá determinados valores, com base em indicadores de seu desempenho. O estudo apresenta uma abordagem teórica do contexto geral do terceiro setor no Brasil, com uma abordagem empírica aplicada a uma organização que atua na inclusão social de crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda por meio do esporte. Como resultado, pode-se apresentar uma análise completa da organização, possibilitando uma melhor percepção estrutural da organização perante seus stakeholders.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.