Performance no terceiro setor uma abordagem de Accountability: Estudo de caso em uma Organização Não Governamental Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346592238Abstract
A perspectiva de sobrevivência e a origem dos recursos das organizações do terceiro setor são predominantemente oriundas de doações feitas por pessoas físicas e jurídicas, que geram o alicerce econômico-financeiro para a efetiva relação da organização do terceiro setor com seu objetivo específico. Nesse contexto, o presente estudo estabelece padrões econômico-financeiros de análise desse tipo de organização, com base em relatórios contábeis e dados qualitativos.O objetivo principal desse estudo é estabelecer uma metodologia de análise de organizações do terceiro setor, com base em suas demonstrações contábeis, possibilitando a comparação entre diferentes organizações concorrentes. Os indicadores sugeridos estabelecem um quadro comparativo que tem o objetivo de possibilitar ao "doador" de recurso analisar a instituição que receberá determinados valores, com base em indicadores de seu desempenho. O estudo apresenta uma abordagem teórica do contexto geral do terceiro setor no Brasil, com uma abordagem empírica aplicada a uma organização que atua na inclusão social de crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda por meio do esporte. Como resultado, pode-se apresentar uma análise completa da organização, possibilitando uma melhor percepção estrutural da organização perante seus stakeholders.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Until 2023, copyright was transferred by the authors to ReA/UFSM. As of 2024, the authors of articles published by the journal retain the copyright to their work. ReA/UFSM operates under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which permits unrestricted reuse and distribution of articles, provided the original work is properly cited.

