Sistema previdenciário sob a ótica das finanças comportamentais

Auteurs-es

  • Marcelo Nascimento Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Vanessa Marcela Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliane Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Hans Michael Van Bellen Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346592015

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/198346592015

A decisão de como e onde investir o dinheiro está ligada ao nível de risco que se deseja assumir em relação ao retorno esperado. Assim, este artigo buscou demonstrar a influência do comportamento humano quanto ao crescimento dos fundos de investimentos no Brasil, por meio de um levantamento de dados pertinentes à previdência. A presente pesquisa é exploratória, prática, com fonte de dados primária e secundária. O estudo é qualitativo-quantitativo e de natureza indutiva. Os resultados demonstraram que: a maioria das pessoas ou não faz planejamento em longo prazo (63%) ou o faz para, no máximo, os próximos cinco anos (40%); 37% esperam ganhar de 9 a 12 salários; 40,0% dos respondentes investem em planos de previdência ou pretendem fazer outros investimentos (43%); 77% dos respondentes investiriam num plano de previdência e 80,0% manifestaram a crença de que haveria o recebimento da aposentadoria; 67,0% dos respondentes não contribuiriam com o INSS caso este fosse facultativo; em relação às denúncias de fraude no INSS, 73% acham que estas vão interferir em sua aposentadoria futura. Como conclusão, observa-se que, embora as pessoas acreditem que não receberiam seu benefício futuramente, a maioria tem mais segurança no INSS do que nos planos de previdência privada.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcelo Nascimento, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestrando em Administração, formado em Ciências Contábeis pela UFSC.

Vanessa Marcela Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina e Contadora pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é contadora da Secretária da Fazenda do Estado de Santa Catarina.

Juliane Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Auditoria empresarial pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente está Lotada na Fundação Educacional de São José no Cargo de Contadora Publica.

Hans Michael Van Bellen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como docente e pesquisador nos programas de pós-graduação em Administração e Contabilidade.

Téléchargements

Publié-e

2012-06-26

Comment citer

Nascimento, M., Nascimento, V. M., de Souza, J. V., & Van Bellen, H. M. (2012). Sistema previdenciário sob a ótica das finanças comportamentais. Revista De Administração Da UFSM, 5(1), 47–57. https://doi.org/10.5902/198346592015

Numéro

Rubrique

Articles