Gênero, Classe Social e Empreendedorismo: Foco nas Estudantes Universitárias de um País Emergente

Auteurs-es

  • Edmilson Lima Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Reed Nelson Southern Illinois University - SIU
  • Vânia Maria Jorge Nassif Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465919062

Résumé

A ocorrência do empreendedorismo reflete os hiatos de gênero e de classe social, que mostram mulheres e classes com menos características empreendedoras. Nos países emergentes, as universitárias são uma categoria à parte por não tenderem ao empreendedorismo por necessidade tanto quanto as mulheres em geral. Podem contribuir mais para o desenvolvimento por receberem dos estudos mais preparo e opções de carreira. Assim, para empreender, aproximam-se da escolha comparativa e adequada capacitação. Nesse sentido, este artigo trata das interações entre os hiatos de gênero e de classe social com foco em universitárias brasileiras incluindo o teste de oito hipóteses com o uso de dados de quatro amostras: por um lado, 7.690 mulheres e 5.720 homens estudantes universitários de classe social média baixa; por outro lado, 782 mulheres e 615 homens estudantes de classe média alta. Os resultados são contraintuitivos porque a classe mais baixa mostrou mais características empreendedoras. O menor hiato de gênero ocorreu na classe mais baixa, pois esta mostrou mais alto nível de características empreendedoras entre as mulheres. Uma vez aprofundados em estudos futuros, os resultados poderiam inspirar melhorias em políticas públicas e na educação em empreendedorismo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2017-02-03

Comment citer

Lima, E., Nelson, R., & Nassif, V. M. J. (2017). Gênero, Classe Social e Empreendedorismo: Foco nas Estudantes Universitárias de um País Emergente. Revista De Administração Da UFSM, 9(4), 579–604. https://doi.org/10.5902/1983465919062

Numéro

Rubrique

Articles

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s