Gênero, Classe Social e Empreendedorismo: Foco nas Estudantes Universitárias de um País Emergente
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465919062Resumo
A ocorrência do empreendedorismo reflete os hiatos de gênero e de classe social, que mostram mulheres e classes com menos características empreendedoras. Nos países emergentes, as universitárias são uma categoria à parte por não tenderem ao empreendedorismo por necessidade tanto quanto as mulheres em geral. Podem contribuir mais para o desenvolvimento por receberem dos estudos mais preparo e opções de carreira. Assim, para empreender, aproximam-se da escolha comparativa e adequada capacitação. Nesse sentido, este artigo trata das interações entre os hiatos de gênero e de classe social com foco em universitárias brasileiras incluindo o teste de oito hipóteses com o uso de dados de quatro amostras: por um lado, 7.690 mulheres e 5.720 homens estudantes universitários de classe social média baixa; por outro lado, 782 mulheres e 615 homens estudantes de classe média alta. Os resultados são contraintuitivos porque a classe mais baixa mostrou mais características empreendedoras. O menor hiato de gênero ocorreu na classe mais baixa, pois esta mostrou mais alto nível de características empreendedoras entre as mulheres. Uma vez aprofundados em estudos futuros, os resultados poderiam inspirar melhorias em políticas públicas e na educação em empreendedorismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.