Mapa de fontes externas e inovação no setor têxtil sorocabano: abordagem com as organizações do setor de fiação e confecção

Auteurs-es

  • Manuel Antonio Munguía Payés Universidade de Sorocaba
  • Rodrigo Diogo Teixeira Universidade de Sorocaba

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346591639

Résumé

Este estudo objetiva pesquisar o uso de informações e conhecimentos de fontes externas para inovar, à luz do enfoque neo-schumpeteriano, tendo a base empírica restrita ao município de Sorocaba, SP. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários a uma amostra não-aleatória, constituída de 22 empresas industriais do setor têxtil. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e a matriz de postos de correlação de Spearman. Concluiu-se que quanto maior a utilização de fontes externas de conhecimentos tecnológicos, maior a capacitação para inovar e vice-versa. Essa relação se apresentou forte entre as ramificações do setor têxtil: confecções e fiação. Nas empresas de confecções, as principais fontes de informações e conhecimentos tecnológicos externas empregadas na capacitação para inovar foram: clientes e/ou consumidores finais; fornecedores das máquinas, equipamentos, materiais, componentes e/ou softwares; concorrentes. Nas empresas de fiação, as principais fontes externas utilizadas foram: fornecedores das máquinas, equipamentos, materiais, componentes e/ou softwares; clientes e/ou consumidores finais; concorrentes. Os resultados de Spearman mostraram-se muito significantes para ambas as organizações dos dois setores analisados, corroborando com a conclusão supracitada, apontando a importância do uso de fontes externas na capacidade inovativa, para inovações incrementais no setor têxtil na cidade de Sorocaba.

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Publié-e

2009-12-02

Comment citer

Payés, M. A. M., & Teixeira, R. D. (2009). Mapa de fontes externas e inovação no setor têxtil sorocabano: abordagem com as organizações do setor de fiação e confecção. Revista De Administração Da UFSM, 2(3), 433–447. https://doi.org/10.5902/198346591639

Numéro

Rubrique

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