Mapa de fontes externas e inovação no setor têxtil sorocabano: abordagem com as organizações do setor de fiação e confecção
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346591639Resumen
Este estudo objetiva pesquisar o uso de informações e conhecimentos de fontes externas para inovar, à luz do enfoque neo-schumpeteriano, tendo a base empírica restrita ao município de Sorocaba, SP. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários a uma amostra não-aleatória, constituída de 22 empresas industriais do setor têxtil. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e a matriz de postos de correlação de Spearman. Concluiu-se que quanto maior a utilização de fontes externas de conhecimentos tecnológicos, maior a capacitação para inovar e vice-versa. Essa relação se apresentou forte entre as ramificações do setor têxtil: confecções e fiação. Nas empresas de confecções, as principais fontes de informações e conhecimentos tecnológicos externas empregadas na capacitação para inovar foram: clientes e/ou consumidores finais; fornecedores das máquinas, equipamentos, materiais, componentes e/ou softwares; concorrentes. Nas empresas de fiação, as principais fontes externas utilizadas foram: fornecedores das máquinas, equipamentos, materiais, componentes e/ou softwares; clientes e/ou consumidores finais; concorrentes. Os resultados de Spearman mostraram-se muito significantes para ambas as organizações dos dois setores analisados, corroborando com a conclusão supracitada, apontando a importância do uso de fontes externas na capacidade inovativa, para inovações incrementais no setor têxtil na cidade de Sorocaba.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.