Benchmarking de qualidade e sustentabilidade da produção científica em Administração

Auteurs-es

  • Claudia Viviane Viegas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Angela Cristina Corrêa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samara Rech Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vitor Francisco Schuch Júnior Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Maurício Selig Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465916259

Résumé

O objetivo deste artigo é elaborar um referencial que sirva de apoio à qualificação da produção de artigos em Administração e a partir do qual possa ser proposto um benchmarking de qualidade e sustentabilidade da produção acadêmica nesta área. Pontualmente, visa contribuir para a qualificação de trabalhos a serem submetidos a periódicos nacionais Qualis A ou B da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Parte-se de análise bibliográfica sobre a situação da pesquisa em Administração segundo publicações em sete periódicos nacionais da área, ranqueados como A ou B. Posteriormente é feita uma compilação dos critérios disponibilizados a autores pareceristas desses periódicos e de outros três internacionais, da área de Administração, para avaliar a produção a eles submetida. A revisão bibliográfica resultou na seleção de 51 artigos que apontam os principais problemas da pesquisa nesta área. Conclui-se que os critérios de avaliação dos periódicos coincidem com os mencionados em artigos selecionados, mas não permitem explorar aspectos da avaliação subjacentes às práticas blind e peer review. A melhoria contínua dos artigos é recomendada internacionalmente. O resultado é um quadro de referência para auxiliar na construção de um sistema de benchmarking de submissão em periódicos bem qualificados pela CAPES.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Claudia Viviane Viegas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com tese direcionada à análise dos processos de conhecimento na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental. Realizou estágios de pós-doutorado nos Programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFRGS (2010-2011) e Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (2011-2014) . Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com ênfase em Gestão da Produção/Gestão Ambiental. Jornalista profissional diplomada (Unisinos/RS), registro profissional MTE RS 7322. Especializada em Jornalismo Ambiental pela Internationale Weiterbildung und Entwicklung (InWent) em Berlim/Alemanha. Professora assistente II no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realiza pesquisa nas seguintes áreas: Avaliação da Sustentabilidade, Avaliação de Impacto Ambiental (EIA) e à Saúde (HIA), Gestão da Cadeia Produtiva Verde. Colabora com pesquisadores da School of Environmental Sciences da University of East Anglia (UK) e do National Institutes of Health Impact Assessment (Washington, DC)

Angela Cristina Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2005), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1998), especialista em pesquisa pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA, 1996), graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1982). Funcionária Pública Federal há 28 anos, no cargo administrador. Atuou na Universidade Federal de Santa Maria no período de 1984/2005. A partir do ano de 2006 exerce as suas funções na Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Nesta atividade profissional têm experiência na realização de trabalhos técnico-científicos na área de gestão universitária. Desenvolveu projetos de pesquisa com o financiamento do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul FAPERGS. Elaborou projetos de cooperação interinstitucional UFSM/UFSC enquadrados em editais da CAPES, em âmbitos nacional (PROCAD) e internacional (AUSTIN). Pesquisadora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Administração da UFSC. . Atuou como membro da Comissão Própria de Avaliação CPA/UFSC); Professora horista em instituições particulares. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis/SINAES/MEC), como avaliadora de cursos de graduação presenciais e à distância ao nível de bacharelado e tecnólogico. Atualmente coordena o Projeto interinstitucional MEES financiado pelo edital Pró-Administração/CAPES. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão universitária. Atua precipuamente nas seguintes subáreas: universidade, gestão, estratégia, balanced scorecard, ciências da complexidade, metodologia da pesquisa, abordagem quântica à educação superior, projetos, modelagem de sistemas complexos, avaliação do ensino superior nas modalidades: bacharelado, tecnológico e ensino à distância, metodologias, técnicas e ferramentas de gestão da educação superior em quatro dimensões: pedagógica, avaliativa, estratégica e informacional. Plano de desenvolvimento, projeto pedagógico, avaliação e planejamento estratégico, em âmbitos institucional e de unidades universitárias.

Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é diretora - Reinisch Consulting e professora coloboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento ambiental, gestão organizacional, sustentabilidade e teoria da complexidade.

Samara Rech, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Vinculada ao projeto Mapa Estratégico da Educação Superior/MEES da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES - da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Vitor Francisco Schuch Júnior, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração(1970) e Pedagogia (1971) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente atua na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como Professor Colaborador Voluntário, no Curso de Graduação em Administração, na disciplina de Pesquisa em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSM), onde leciona as disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa e de Didática do Ensino Superior, orienta alunos do Curso de Mestrado e desenvolve projetos de pesquisa e extensão. É responsável pela disciplina de Metodologia Científica do Curso de Especialização na modalidade EAD, em Gestão Pública, na UFSM/UAB, desde 2010. Atua também como Professor Titular na Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre - Faculdade QI, aonde participa das disciplinas de Projetos Interdisciplinasres, Plano de Gestão e de Negócios e como orientador no NADD. Tem experiência em Gestão de Instituições de Educação Superior, tendo exercido na UFSM as funções de Chefe de Departamento, Vice-Diretor de Centro e de Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e no UNIRITTER, de Coordenador de Curso e Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão. Tem experiência no estudo da área de Administração Universitária, dedicando-se, principalmente, ao estudo de Estrutura e Gestão de Universidades, Educação Superior com ênfase em Avaliação Institucional e de Cursos e Formação de Administradores e Ensino de Administração e de EAD na área. Atua junto ao INEP, como avaliador de IES e de cursos e como membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Administração, bem como no processo de supervisão de pólos de EAD, da SEED/MEC, da UAB/CAPES. Universidades, Educação Superior com ênfase em Avaliação Institucional e de Cursos e Formação de Administradores e Ensino de Administração e de EAD na área. Atua junto ao INEP, como avaliador de IES e de cursos e como membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Administração, bem como no processo de supervisão de pólos de EAD, da SEED/MEC, da UAB/CAPES.

Paulo Maurício Selig, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, membro da Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor e membro da Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de desempenho, balanced scorecard, custos, análise do valor, gerenciamento de processos e gestão ambiental. E coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Publié-e

2019-02-23

Comment citer

Viegas, C. V., Corrêa, A. C., Coelho, C. C. de S. R., Rech, S., Schuch Júnior, V. F., & Selig, P. M. (2019). Benchmarking de qualidade e sustentabilidade da produção científica em Administração. Revista De Administração Da UFSM, 11(4), 999–1011. https://doi.org/10.5902/1983465916259

Numéro

Rubrique

Articles

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s