Intuição e racionalidade: um estudo sobre a tomada de decisão estratégica em empresas de pequeno porte

Auteurs-es

  • Marcos Rabelo Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Antônio Luiz Rocha Dacorso Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465910124

Résumé

A literatura a respeito do processo de tomada de decisão retrata o predomínio de abordagens baseadas na racionalidade ilimitada e limitada, ou seja, racionalidade de um lado e sua contrapartida, intuição, de outro.  Todavia, uma nova perspectiva tem surgido, segundo a qual é necessária uma integração entre o pensamento deliberado, consciente, e o intuitivo, o que aponta para a existência de um continuum e não para uma dicotomia entre as abordagens.  O presente artigo tem como objetivo investigar a abordagem, racional ou intuitiva, que empresas de pequeno porte (EPP) utilizam para tomar decisões de caráter estratégico.  Para isso foi realizada uma survey com 45 empresas de pequeno porte associadas à Associação Comercial e Empresarial de Sergipe - ACESE.  Os resultados sugerem a utilização de abordagem integrada na tomada de decisão por parte das empresas pesquisadas e leve tendência racional ao longo do continnum entre as abordagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2016-10-02

Comment citer

Santos, M. R., & Dacorso, A. L. R. (2016). Intuição e racionalidade: um estudo sobre a tomada de decisão estratégica em empresas de pequeno porte. Revista De Administração Da UFSM, 9(3), 448–463. https://doi.org/10.5902/1983465910124

Numéro

Rubrique

Articles