Intuição e racionalidade: um estudo sobre a tomada de decisão estratégica em empresas de pequeno porte
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983465910124Résumé
A literatura a respeito do processo de tomada de decisão retrata o predomínio de abordagens baseadas na racionalidade ilimitada e limitada, ou seja, racionalidade de um lado e sua contrapartida, intuição, de outro. Todavia, uma nova perspectiva tem surgido, segundo a qual é necessária uma integração entre o pensamento deliberado, consciente, e o intuitivo, o que aponta para a existência de um continuum e não para uma dicotomia entre as abordagens. O presente artigo tem como objetivo investigar a abordagem, racional ou intuitiva, que empresas de pequeno porte (EPP) utilizam para tomar decisões de caráter estratégico. Para isso foi realizada uma survey com 45 empresas de pequeno porte associadas à Associação Comercial e Empresarial de Sergipe - ACESE. Os resultados sugerem a utilização de abordagem integrada na tomada de decisão por parte das empresas pesquisadas e leve tendência racional ao longo do continnum entre as abordagens.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.