Intuição e racionalidade: um estudo sobre a tomada de decisão estratégica em empresas de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465910124Resumen
A literatura a respeito do processo de tomada de decisão retrata o predomínio de abordagens baseadas na racionalidade ilimitada e limitada, ou seja, racionalidade de um lado e sua contrapartida, intuição, de outro. Todavia, uma nova perspectiva tem surgido, segundo a qual é necessária uma integração entre o pensamento deliberado, consciente, e o intuitivo, o que aponta para a existência de um continuum e não para uma dicotomia entre as abordagens. O presente artigo tem como objetivo investigar a abordagem, racional ou intuitiva, que empresas de pequeno porte (EPP) utilizam para tomar decisões de caráter estratégico. Para isso foi realizada uma survey com 45 empresas de pequeno porte associadas à Associação Comercial e Empresarial de Sergipe - ACESE. Os resultados sugerem a utilização de abordagem integrada na tomada de decisão por parte das empresas pesquisadas e leve tendência racional ao longo do continnum entre as abordagens.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.