Cultura organizacional e o trabalho a distância: estudo de caso em um hospital de alta complexidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465988465

Palabras clave:

Cultura organizacional, Mudança cultural, Teletrabalho, Home office, Trabalho remoto

Resumen

Finalidade – o objetivo geral do estudo apresentado neste artigo foi descrever e analisar como uma instituição hospitalar de alta complexidade implementou a prática do home office em sua operação em meio à pandemia.

Metodologia – adotou-se uma abordagem qualitativa e de natureza exploratória. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis gestores do Hospital Gama e aplicação de questionário com questões de múltipla escolha e dissertativas preenchidos de forma online por colaboradores das esquipes desses gestores.

Constatações – os resultados apontaram que: (1) para a migração de modalidade de trabalho houve a aplicação de elementos facilitadores proporcionados pelo hospital, gestores e colaboradores; (2) identificaram-se vários desafios à nova modalidade, cuja superação, poderá fomentar a transformação da cultura do hospital em médio e longo prazo; (3) o hospital não estava preparado quanto à tecnologia e aos recursos humanos para o processo de transição, mas houve um conjunto de rápidas ações para tornar possível a migração do trabalho presencial para o home office; (4) as vantagens indicadas pelos Interviewee s sobre a nova modalidade corrobora a literatura que serviu como fundamento teórico para esta pesquisa; e (5) o nível de engajamento dos colaboradores durante o processo de mudança parece ter se mantido igual ou aumentado, de acordo com as percepções dos participantes da pesquisa.

Originalidade – apresenta um estudo de caso único que descreve e analisa o processo de migração do trabalho presencial para o teletrabalho, como consequência da pandemia da COVID-19, em um hospital de referência em operações complexas do município de São Paulo.

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Marcondes Lamin, FIA – Fundação Instituto de Administração

Executiva da área de Recursos Humanos. Mestre em Administração pela Fundação Instituto de Administração (FIA), pós-graduada em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP).

Marisa Pereira Eboli, FIA – Fundação Instituto de Administração

Graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV. Especialista em educação corporativa, desenvolvimento de pessoas, gestão por competências gestão da cultura e mudança organizacional, sistemas de educação corporativa e universidades corporativas. Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Atualmente é coordenadora de Projetos da Fundação Instituto de Administração e Professora da graduação e do mestrado profissional da Faculdade FIA de Administração de Negócios.

Aline Zanini Lima, FIA – Fundação Instituto de Administração

Mestre em administração pela Faculdade de Economia e Adminsitração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com especialização em adminstração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) e graduação em psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).

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Publicado

2024-10-07

Cómo citar

Lamin, M. A. M., Eboli, M. P., & Lima, A. Z. (2024). Cultura organizacional e o trabalho a distância: estudo de caso em um hospital de alta complexidade. Revista De Administração Da UFSM, 17(3), e9. https://doi.org/10.5902/1983465988465

Número

Sección

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