Dos principados hereditários: os jovens executivos e as demandas da carreira

Autores/as

  • José Antônio Gontijo do Couto FIEMG
  • Antonio Carvalho Neto PPGA PUC Minas
  • Ana Lúcia Sant´Ana PUC Minas
  • Pedro Paulo Barros Gonçalves Graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Endereço: Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas/ FDC. Avenida Itaú, nº 525, Bairro Dom Cabral, CEP: 30.535-012 – Belo Horizonte – MG – Brasil.
  • Fernanda Versiani

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597448

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar se o jovem executivo herdeiro equilibra a vida profissional e a vida pessoal. Foram ouvidos 15 jovens executivos mineiros, herdeiros das empresas de médio e grande porte. A pesquisa identificou fontes de satisfação e de insatisfação relacionadas ao sentido e ao processo do trabalho desses jovens. Foram analisados sentimentos relativos às possibilidades de crescimento profissional, inter-relacionando as obrigações de trabalho (vida profissional) e as atividades e tempo dedicados ao não-trabalho (vida pessoal). Também foi analisado o conteúdo do papel executivo, buscando diagnosticar as dimensões básicas das tarefas executadas em relação à autonomia, identidade da tarefa e significação do trabalho. Os resultados indicaram que os jovens executivos herdeiros estão satisfeitos com o nível de distribuição do tempo e da energia dedicados ao trabalho e ao não-trabalho. Por outro lado, estes jovens estão submetidos a um sistema de dominação racionalmente legitimado pela expectativa dos pais, elemento fundamental no processo da continuidade e da sobrevivência da empresa, por ocuparem um espaço específico já delimitado: são executivos “filhos do dono”. Prisioneiros da obra do predecessor e condenados a vencer por meio da continuidade de sua obra, os jovens executivos herdeiros carregam o peso da herança no cumprimento do papel esperado desde muito jovens pelo pai, família e círculo social. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Antônio Gontijo do Couto, FIEMG

Mestre em Administração pelo PPGA da PUC Minas, assessor da FIEMG

Antonio Carvalho Neto, PPGA PUC Minas

Bolsista de produtividade CNPq, professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas

Ana Lúcia Sant´Ana, PUC Minas

Graduada em Relações Internacionais pela PUC Minas

Fernanda Versiani

Mestranda PPGA/PUC Minas

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Couto, J. A. G. do, Carvalho Neto, A., Sant´Ana, A. L., Gonçalves, P. P. B., & Versiani, F. (2015). Dos principados hereditários: os jovens executivos e as demandas da carreira. Revista De Administração Da UFSM, 8(2), 216–234. https://doi.org/10.5902/198346597448

Número

Sección

Articles