Valores Pessoais Envolvidos na Escolha de um Curso Superior: Análise Utilizando a Abordagem Meio-Fim
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597396Resumen
A investigação dos motivos da escolha por produtos e serviços pelos consumidores destaca-se como relevante na área de estudos mercadológicos, bem como de apontamentos gerenciais para qualquer organização. Por meio da Teoria da Cadeia Meios-Fins proposta por Gutman (1982), a qual relaciona os “meios” (atributos e benefícios) ligados ao consumo de produtos ou serviços com os “fins” em termos de valores pessoais alcançados, é possível compreender melhor os significados que os consumidores atribuem durante a escolha de produtos e serviços em um nível mais abstrato. Desse modo, o objetivo deste estudo foi compreender que aspectos, considerando atributos, consequências e valores pessoais, norteiam o comportamento de estudantes no momento da escolha do curso de Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior privada. Tomando como base a teoria mencionada, adotou-se a técnica de entrevista em profundidade laddering e a metodologia de análise e representação do mapa hierárquico de valores, o qual foi interpretado e analisado visando compreender a estrutura cognitiva da escolha dos estudantes. As análises dos resultados indicam que os estudantes se pautaram, principalmente, por valores hedônicos de felicidade própria para a escolha do curso de Enfermagem na faculdade estudada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.