Valores Pessoais Envolvidos na Escolha de um Curso Superior: Análise Utilizando a Abordagem Meio-Fim

Autores/as

  • Lílian Carolina Viana Universidade Federal de Lavras
  • Cleiton Martins Duarte da Silva Universidade Federal de Lavras
  • Kelly Carvalho Vieira Universidade Federal de Lavras
  • Marcelo Ferreira Viana UNILAVRAS
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597396

Resumen

A investigação dos motivos da escolha por produtos e serviços pelos consumidores destaca-se como relevante na área de estudos mercadológicos, bem como de apontamentos gerenciais para qualquer organização. Por meio da Teoria da Cadeia Meios-Fins proposta por Gutman (1982), a qual relaciona os “meios” (atributos e benefícios) ligados ao consumo de produtos ou serviços com os “fins” em termos de valores pessoais alcançados, é possível compreender melhor os significados que os consumidores atribuem durante a escolha de produtos e serviços em um nível mais abstrato. Desse modo, o objetivo deste estudo foi compreender que aspectos, considerando atributos, consequências e valores pessoais, norteiam o comportamento de estudantes no momento da escolha do curso de Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior privada. Tomando como base a teoria mencionada, adotou-se a técnica de entrevista em profundidade laddering e a metodologia de análise e representação do mapa hierárquico de valores, o qual foi interpretado e analisado visando compreender a estrutura cognitiva da escolha dos estudantes. As análises dos resultados indicam que os estudantes se pautaram, principalmente, por valores hedônicos de felicidade própria para a escolha do curso de Enfermagem na faculdade estudada.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lílian Carolina Viana, Universidade Federal de Lavras

Mestranda  PPGA/UFLA

Pesquisadora do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor - GECOM

Cleiton Martins Duarte da Silva, Universidade Federal de Lavras

Mestrando  PPGA/UFLA

Kelly Carvalho Vieira, Universidade Federal de Lavras

Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC-MG

Marcelo Ferreira Viana, UNILAVRAS

Professor UNILAVRAS

Doutorando PPGA/UFLA

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

Professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas - ICSA-UNIFAL - Campus Varginha - MG

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL - Campus Varginha e atua como professor nos Programas de Pós-graduação em Administração da FAGEN - UFU e DAE-UFLA.

Publicado

2014-06-08

Cómo citar

Viana, L. C., Silva, C. M. D. da, Vieira, K. C., Viana, M. F., & Vilas Boas, L. H. de B. (2014). Valores Pessoais Envolvidos na Escolha de um Curso Superior: Análise Utilizando a Abordagem Meio-Fim. Revista De Administração Da UFSM, 7(2). https://doi.org/10.5902/198346597396

Número

Sección

Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a