Empreendedores “pós” pandemia: contribuição na gestão da inovação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465968131Palabras clave:
Creativity, Knowledge Management, InnovationResumen
Objetivo - Esta pesquisa objetivou conhecer a prática da gestão da inovação no comércio varejista de Sobral, Ceará, visando oferecer uma contribuição para a sustentabilidade desses empreendimentos, que representam mais de 50% do PIB do município e vem sofrendo as consequências da pandemia do COVID-19, além de estimular novas frentes de pesquisa na área de inovação no comércio varejista.
Design / metodologia / abordagem - Trabalhou-se com uma investigação de campo através de respondentes não identificados, utilizando-se de questionário semiestruturado, com as categorias teóricas de criatividade, inovação e gestão do conhecimento, para analisar o processo de gestão da inovação. Trata-se de um trabalho que utilizou método qualitativo, com objetivos descritivos, sendo a análise dos dados feita através da análise de conteúdo.
Resultados - Os resultados mostram que já existe um clima favorável à gestão da inovação no segmento empresarial do comércio varejista de Sobral. No entanto, observa-se que é necessário organizar a governança do segmento e estimular a criatividade e a gestão do conhecimento como fatores de inovação. A transferência de tecnologia, através da parceria universidade-empresa, precisará ser induzida para que os impactos e as transformações competitivas para o setor se completem.
Originalidade / valor - Considera-se a pesquisa relevante uma vez que o tema da gestão da inovação no comércio varejista é relativamente novo na área científica, podendo orientar pesquisas futuras em outros municípios, além de aprofundar os elementos que viabilizarão a aproximação universidade-empresa como fator de competitividade, principais limitações do trabalho.
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