Configuração das Imagens Ideativas, Planejamento e Redução de Riscos: a implantação do Sistema ERP em um a Instituição Pública de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346596327Resumen
DOI: 10.5902/198346596327
Este estudo descreve as ações programadas para a implantação do sistema ERP, identificandoexigências, expectativas, benefícios, limitações e imagens ideativas construídas por seus futuros usuários.A pesquisa foi qualitativa e quantitativa, descritiva, no Instituto Federal Minas Gerais (IFMG), primeira instituiçãopública federal de ensino tecnológico a implantar o sistema ERP. Os dados foram coletados por meiode questionário de evocação livre e de entrevista semiestruturada. A aplicação da técnica de configuraçãode imagens permitiu identificar as imagens dos servidores sobre a ferramenta de ERP. As imagens positivasrepresentam os fatores de sucesso enquanto as imagens negativas sugerem resistência à utilização dosistema. De forma geral, os resultados apontam que as ações planejadas para a implantação do sistema noIFMG, bem como as imagens construídas por seus usuários-chave, são favoráveis à construção da identidadeda instituição e a sua unicidade. Espera-se contribuir com outros estudos relativos à implantação desistemas de gestão empresarial em instituições públicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

