A última disciplina da administração: um estudo didático e integrado de um modelo de planejamento estratégico

Autores/as

  • Carlos Alberto Gonçalves CEPEAD/FACE/UFMG
  • Daniela Ferro Oliveira CEPEAD/FACE/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5902/19834659583

Resumen

No ensino de Administração, nos últimos períodos, geralmente existe em seus currículos de cursos a disciplina de Planejamento Estratégico e/ou de Política e Administração Estratégica. No sentido amplo, é uma disciplina desafiadora e de grande responsabilidade por exigir análises sobre o enorme conjunto de conhecimentos sobre os ambientes e atores constitutivos da empresa analisada. No âmbito das empresas, há a prática, por algumas corporações, de se adotar as atividades de “fazer o Planejamento Estratégico” como forma de reflexão, direcionamento e melhoria de racionalidade na pragmática da Gestão Estratégica. Esse trabalho aborda, como ênfase, uma proposta de elaborar um formato ou esboço de orientação à elaboração de Planejamento Estratégico (PE). Para isso, busca consorciar um modelo (frame) como base, proposto por Hitt, Ireland e Hoskisson (2002), e realizar uma bricolagem de ferramentas de suporte descritas por vários autores e espalhadas pela literatura. Discute-se, ainda, a riqueza de representação dos frames como forma disciplinadora da abstração humana (MILLER, 1956). Busca-se, com isso, não somente auxiliar no ensino da disciplina de PE, mas também oferecer aos executivos e consultores, na coordenação empresarial, elementos para a melhoria das atividades do “fazer o Planejamento Estratégico”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-10-14

Cómo citar

Gonçalves, C. A., & Oliveira, D. F. (2009). A última disciplina da administração: um estudo didático e integrado de um modelo de planejamento estratégico. Revista De Administração Da UFSM, 1(2). https://doi.org/10.5902/19834659583

Número

Sección

Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2