Desempenho Empresarial Superior e Cultura Corporativa na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465934414Resumen
Objetivo – O estudo analisa a relação entre o desempenho empresarial superior e a cultura corporativa nas companhias de capital aberto da América Latina, listadas na New York Stock Exchange (NYSE), adotando como pressuposto teórico a Resource-Based View (RBV).
Desenho/Metodologia/Abordagem – A pesquisa utilizou a análise de Regressão Linear Múltipla com erros robustos e efeitos aleatórios, em uma amostra que reúne 62 empresas. Os dados foram extraídos do relatório 20-F e base de dados CRSP para o período entre 2011 e 2016.
Resultados – Os resultados revelaram que (i) não há diferença entre os tipos de cultura corporativa, considerando-se os países latino-americanos, sendo que a cultura competitiva se destaca em relação às demais tipologias culturais; (ii) as empresas menos alavancadas e de maior porte possuem maior desempenho empresarial superior; e (iii) as empresas auditadas por uma das Big Four auferem desempenho superior na presença de cultura competitiva e criativa. Verificou-se, ainda, que quanto maior for a composição da cultura criativa, maior será o desempenho empresarial superior. Conclui-se que manter uma cultura com ênfase na inovação condiciona vantagem competitiva.
Originalidade – As organizações devem se esforçar para compreender e gerenciar a dinâmica da cultura corporativa, aproveitando sua própria cultura dominante na busca por um desempenho corporativo superior. Conforme postulado pela RBV, nossos resultados mostram que o investimento na cultura criativa e inovadora é particularmente favorável à criação de vantagem competitiva e, consequentemente, ao desempenho dos negócios.
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