Responsabilidade Social Empresarial: uma análise das práticas de uma empresa de fruticultura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465932025Resumen
Este estudo tem por objetivo analisar as práticas de responsabilidade social de uma empresa do setor fruticultor por meio dos modelos teóricos-conceituais propostos por Schwartz e Carroll (2003) e Melo Neto e Froes (2001). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido com pesquisa descritiva, e no que concerne aos meios trata-se de uma pesquisa de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 3 gestores da empresa Agro Melão Mossoró (pseudônimo). Os resultados indicam que as ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), desenvolvidas pela empresa, apresentam consistência com os pressupostos dos modelos teóricos-conceituais de Schwartz e Carroll (2003) e Melo Neto e Froes (2001). Suas ações se pautam por razões econômicas, legais e éticas, no entanto, existe um enraizamento da RSE na dimensão econômica, que faz com que as demais dimensões sejam atingidas ou satisfeitas em uma perspectiva secundária. Suas ações são prioritariamente voltadas para o público interno, embora algumas ações envolvam também a comunidade. Dessa forma, verifica-se que sua política de RSE passa por um momento de migração dos padrões de conduta: de responsabilidade interna para responsabilidade cidadã.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

