Percepção: uma Caixa Preta para Marketing?

Autores/as

  • Braulio Oliveira FEI/SP
  • Gracieli Regina Mendes Tavares FEI/SP
  • Karla Satiko Sato FEI/SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346591714

Resumen

Um dos elementos menos estudado pela literatura de marketing, mas que é de fundamental importância para a compreensão do processo de decisão de compra, é a percepção. Pensar em percepção não é somente pensar em como um consumidor enxerga as suas opções de compra, mas também entender os mecanismos envolvidos para esse sentido. O presente artigo tem como objetivo discutir a percepção humana sob a perspectiva de marketing. Trata-se de um trabalho de cunho teórico, com objetivos exploratórios, baseado na revisão da literatura relativa ao assunto em questão. Os estímulos são percebidos pelo indivíduo por meio de suas capacidades, ou seja, por cada pessoa em suas individualidades mentais e perceptivas. Ficou evidenciada a forte relação existente entre a percepção e os estímulos sensoriais. Desvendar o funcionamento da formação da percepção pode resultar na compreensão das ações dos consumidores que, atualmente, são consideradas emocionais e que fogem das previsibilidades das empresas. Estudar a percepção traz a possibilidade de entender como a informação chega ao indivíduo e se torna consciente. As limitações do trabalho dizem respeito ao fato e se tratar de um ensaio, ficando para estudos futuros o envolvimento de pesquisas empíricas compatíveis com as problemáticas que forem trabalhadas envolvendo a percepção.

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Biografía del autor/a

Braulio Oliveira, FEI/SP

Doutor em Administração pela FEA/USP;

Professor do Departamento de Administração da FEI/SP.

Gracieli Regina Mendes Tavares, FEI/SP

Mestranda em Administração pela FEI/SP.

Karla Satiko Sato, FEI/SP

Mestranda em Administração pela FEI/SP.

Publicado

2011-01-26

Cómo citar

Oliveira, B., Tavares, G. R. M., & Sato, K. S. (2011). Percepção: uma Caixa Preta para Marketing?. Revista De Administração Da UFSM, 3(3), 424–430. https://doi.org/10.5902/198346591714

Número

Sección

Articles