Aversão ao risco em profissionais do setor financeiro

Autores/as

  • Gabriel Dal Ross Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS)
  • Bárbara Dala Nora Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Bruno Milani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916344

Resumen

O estudo das finanças comportamentais é fundamental para a complementação da teoria moderna de finanças, pois fatores comportamentais exercem influência nas decisões de investimento. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar a aversão ao risco de profissionais do setor financeiro, verificando as diferenças existentes entre indivíduos que efetivamente investem seus recursos e os que gostariam de investir, segregando os resultados conforme gênero, escolaridade, idade, tempo de trabalho e número de dependentes. Os resultados obtidos baseiam-se em dados coletados por meio de questionários, elaborados de acordo com a metodologia proposta por Kahneman e Tversky em 1979 e aplicados a funcionários de 18 agências de quatro instituições financeiras de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Concluiu-se que os respondentes do sexo masculino são mais propensos ao risco e que o aumento do número de dependentes aumenta a aversão ao risco. Percebeu-se, também, um perfil fortemente avesso ao risco, em que poucos respondentes se aventuram em investimentos que não são livres de risco. Verificou-se, ainda, que, embora exista a intenção de realizar investimentos mais arriscados, os respondentes de fato não o fazem, o que pode estar ligado ao medo de reportarem seus erros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Dal Ross, Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS)

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Bárbara Dala Nora, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Bruno Milani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Professor do eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha; Doutorando em Administração pelo PPGA-UFSM (Linha de Pesquisa: Economia, Controle e Finanças).

Publicado

2015-08-01

Cómo citar

Dal Ross, G., Dala Nora, B., & Milani, B. (2015). Aversão ao risco em profissionais do setor financeiro. Revista De Administração Da UFSM, 8, 104–118. https://doi.org/10.5902/1983465916344