Modelo de avaliação da responsabilidade ambiental empresarial aplicado a cadeia produtiva do agronegócio: análises, considerações e críticas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465912613Resumen
O presente artigo objetiva apresentar o desenvolvimento, estrutura fatorial e discussões de um modelo de avaliação da responsabilidade ambiental empresarial adequado para a cadeia produtiva do agronegócio. A pesquisa empírica foi realizada com empresas da região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, e os dados foram coletados por meio de questionário e escala. Com a análise fatorial extraiu-se cinco fatores: Comprometimento e atividade ambiental (COMAMB = 3,20), Gerenciamento dos impactos ambientais (GIMA = 4,13), Educação e conscientização ambiental (ECAM = 3,52), Envolvimento com stakeholders (ENVOLV = 3,69) e Economia de recursos (ECON = 4,23). O Índice Geral de Responsabilidade Ambiental Empresarial foi de 0,6885. Observou-se que as empresas analisadas, em média, não se preocupam com a educação e conscientização ambiental e apresentam um baixo nível de comprometimento com ações em prol da preservação e proteção do meio ambiente. No entanto, as mesmas buscam manter um gerenciamento eficiente dos impactos ambientais e ainda envolvem tais temáticas com seus stakeholders. E assim, realizam economia verde e marketing verde de suas atividades. Por fim, debate-se que a responsabilidade ambiental empresarial é uma estratégia de atuação das empresas, pautada por uma racionalidade estratégica e econômica.
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