Conhecimento, segurança, resistência e utilização de tecnologias de auto-atendimento bancário

Autores/as

  • Eduardo Botti Abbade UNIFRA
  • Greice de Bem Noro UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346591127

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198346591127

 

As tecnologias de auto-atendimento bancário estão em constante evolução e isso impacta na necessidade de adaptação e acompanhamento por parte dos clientes. Além disso, o comportamento de resistência e segurança percebida influenciam o nível de adoção dessas novas tecnologias. O objetivo do presente estudo foi analisar as relações entre conhecimento, segurança, resistência e adoção de serviços de auto-atendimento bancário. Foram investigados os três tipos principais de tecnologia de auto-atendimento: Caixas Eletrônicos, Internet Banking e Mobile Banking. Este estudo foi conduzido por meio de um survey onde a coleta de dados se deu através de entrevistas com questionários estruturados a uma amostra não-probabilística de 72 clientes. As técnicas estatísticas principais adotadas foram análise descritiva, teste ANOVA, correlação e regressão multivariada. Os serviços de consulta a saldos, extratos e aplicações são mais utilizados nos serviços de auto-atendimento. Além disso, conhecimento, segurança e utilização estão significativamente e positivamente correlacionados. O nível de resistência está significativamente e negativamente correlacionado ao conhecimento, segurança e utilização dos sistemas. Constatou-se também que a segurança afeta positivamente e significativamente na utilização dos três sistemas. Já o conhecimento e a resistência são obtiveram significância.

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Biografía del autor/a

Eduardo Botti Abbade, UNIFRA

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é Professor Assistente e Coordenador de Pesquisas do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Tem experiência na área de Marketing, com ênfase em Pesquisa de Marketing, análise estratégica e posicionamento de mercado. Áreas de interesse incluem teorias e estratégias organizacionais, Marketing Estratégico e Tecnologias de Informação e Gestão. É atual lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAD) do curso de Administração da UNIFRA.

Greice de Bem Noro, UNIFRA

Publicado

2012-11-16

Cómo citar

Abbade, E. B., & Noro, G. de B. (2012). Conhecimento, segurança, resistência e utilização de tecnologias de auto-atendimento bancário. Revista De Administração Da UFSM, 5(3), 507–524. https://doi.org/10.5902/198346591127

Número

Sección

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