O diálogo com stakeholders na teoria e na prática: análise da relação de uma empresa pública do setor industrial com seus stakeholders, para a construção de uma política de responsabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346598636Resumo
DOI: 10.5902/198346598636 O objetivo deste artigo é estudar a relação entre uma empresa pública do setor industrial e seus stakeholders, evidenciando-se o lugar que estes ocupam na construção da política de responsabilidade social da empresa (RSE). O significado do termo stakeholder, na teoria e na prática das organizações, constitui-se um desafio no delineamento dos grupos de interesse formados ao longo da trajetória histórica destas. As premissas da política de responsabilidade social empresarial pressupõem o atendimento da empresa às exigências legais e econômicas relacionadas às suas atividades produtivas, além das sociais e ambientais, no sentido de prevenir, mitigar ou compensar a sociedade pelos danos decorrentes de suas atividades. Para se adequar a essa nova realidade, as organizações devem incorporar novos valores corporativos, que promovam a reestruturação de suas atividades produtivas e o amplo diálogo com os stakeholders. Os resultados da pesquisa sugerem que as questões ambientais que envolvem a empresa estimularam a intenção de criar uma política de RSE e que a noção de stakeholder incorporada pela organização orienta a delimitação dos participantes no diálogo da organização com os seus stakeholders, para construir uma política de responsabilidade social.
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