Estratégias de educação corporativa e suas relações com os diferentes níveis de aprendizagem organizacional

Autor/innen

  • Ticiana Moscardini Unisinos
  • Amarolinda Zanela Klein Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597433

Abstract

A Educação Corporativa, como um processo de educação profissional contínua proporcionada pela organização, é um sistema que integra conceitos como Gestão do Conhecimento, Gestão por Competências e Aprendizagem Organizacional. A Aprendizagem Organizacional, por sua vez, é dinâmica e ocorre de modo individual, grupal ou institucional, e sua análise pode ocorrer por meio do framework dos 4 “Is” (Intuição, Interpretação, Integração e Institucionalização), proposto por Crossan, Lane e White (1999). Diante disso, este artigo, de caráter teórico, tem como objetivo analisar a relação entre as Estratégias de Educação Corporativa e o framework proposto por Crossan, Lane e White (1999), identificando de que forma cada estratégia pode perpassar os diferentes níveis de Aprendizagem Organizacional e colaborar com esse processo. Como principal resultado deste trabalho, apresenta-se um framework, que colabora para o entendimento e a discussão da complexidade existente para alcançar, de fato, a aprendizagem em nível organizacional, por meio de diferentes estratégias de educação corporativa. Este novo framework pode ser utilizado, na prática, por gestores ao planejarem ou avaliarem iniciativas de Educação Corporativa, bem como pela academia para a compreensão desse conceito e para a formação de gestores.

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2015-06-16

Zitationsvorschlag

Moscardini, T., & Klein, A. Z. (2015). Estratégias de educação corporativa e suas relações com os diferentes níveis de aprendizagem organizacional. Revista De Administração Da UFSM, 8(1), 89–102. https://doi.org/10.5902/198346597433

Ausgabe

Rubrik

Articles