Estratégias de educação corporativa e suas relações com os diferentes níveis de aprendizagem organizacional
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597433Resumen
A Educação Corporativa, como um processo de educação profissional contínua proporcionada pela organização, é um sistema que integra conceitos como Gestão do Conhecimento, Gestão por Competências e Aprendizagem Organizacional. A Aprendizagem Organizacional, por sua vez, é dinâmica e ocorre de modo individual, grupal ou institucional, e sua análise pode ocorrer por meio do framework dos 4 “Is” (Intuição, Interpretação, Integração e Institucionalização), proposto por Crossan, Lane e White (1999). Diante disso, este artigo, de caráter teórico, tem como objetivo analisar a relação entre as Estratégias de Educação Corporativa e o framework proposto por Crossan, Lane e White (1999), identificando de que forma cada estratégia pode perpassar os diferentes níveis de Aprendizagem Organizacional e colaborar com esse processo. Como principal resultado deste trabalho, apresenta-se um framework, que colabora para o entendimento e a discussão da complexidade existente para alcançar, de fato, a aprendizagem em nível organizacional, por meio de diferentes estratégias de educação corporativa. Este novo framework pode ser utilizado, na prática, por gestores ao planejarem ou avaliarem iniciativas de Educação Corporativa, bem como pela academia para a compreensão desse conceito e para a formação de gestores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.