Reflexões sobre o empreendedor: uma análise sob a perspectiva da economia das organizações
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597318Abstract
Um campo teórico emergente na administração atual é a teoria estratégica da firma, fruto do interesse em unificar os conhecimentos da economia das organizações moderna com a experiência sobre vantagens competitivas da estratégia. Os esforços de unificação compreendem a busca pela convergência entre os conceitos principais que sustentam a teoria, dos quais se destaca o agente da estratégia: o empreendedor. Nesse contexto, o presente artigo busca identificar os principais pontos de intersecção e divergências ao relacionar os economistas clássicos (Say, Cantillón, Knight), o autor mais famoso no tema (Schumpeter) e as releituras mais recentes da teoria estratégica da firma (Peter Klein), contextualizando historicamente a evolução do conceito. Para isso, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão da literatura desses autores, considerados referência no tema, além da caracterização histórica e social do ambiente de cada um, o que proporcionou comparação e análise das suas principais contribuições. As discussões apresentadas neste artigo contribuem para o desenvolvimento de um posicionamento crítico sobre o conceito de empreendedor e estabelecem um percurso histórico a respeito do tema.Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.