Inovação de varejo sustentável: e-commerce e comércio justo

Authors

  • Lívia Tiemi Bastos Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
  • Paulo Roberto Feldmann Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
  • Nuno Manoel Martins Dias Fouto Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912230

Abstract

Com os mercados progressivamente mais competitivos, prezar por um relacionamento de longo prazo com os consumidores é cada vez mais importante, tornando necessário olhar para eles com atenção ao embarcar em qualquer uma das tendências vigentes no varejo. O consumo, por sua vez, é uma atividade fruto de um processo sociocultural, no qual são embutidos valores, princípios e preferências que condicionam as escolhas. O objetivo de pesquisa do presente estudo reside em investigar a inovação no contexto das atividades varejistas, analisando sob a ótica da inovação sustentável. Em especial, o presente artigo busca estudar o comércio justo no âmbito das lógicas predominantes no varejo competitivo. A pergunta de pesquisa é: uma parceria entre empresa varejista e um negócio social de comércio justo configura como inovação sustentável? Para abordar a questão, a qual detém um caráter exploratório, um estudo de caso é proposto sobre o E-Solidário, uma parceria entre a Solidarium e o Walmart, que juntos têm como objetivo ser o maior canal de comércio justo no Brasil. Verificou-se uma inovação de varejo sustentável como resultado dessa parceria entre as duas organizações, com benefícios para ambas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lívia Tiemi Bastos, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, com graduação em economia pela Universidade Federal do Paraná.

Paulo Roberto Feldmann, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo, com graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP.

Nuno Manoel Martins Dias Fouto, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo, com graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo.

Published

2014-04-02

How to Cite

Bastos, L. T., Feldmann, P. R., & Fouto, N. M. M. D. (2014). Inovação de varejo sustentável: e-commerce e comércio justo. Revista De Administração Da UFSM, 7. https://doi.org/10.5902/1983465912230