Reflexões sobre o empreendedor: uma análise sob a perspectiva da economia das organizações

Autores/as

  • Fernando Shigueo Omoto Bittar Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)/Universidade de São Paulo(USP)
  • Livia Tiemi Bastos Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)/Universidade de São Paulo(USP)
  • Vivian Lemes Moreira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597318

Resumen

Um campo teórico emergente na administração atual é a teoria estratégica da firma, fruto do interesse em unificar os conhecimentos da economia das organizações moderna com a experiência sobre vantagens competitivas da estratégia. Os esforços de unificação compreendem a busca pela convergência entre os conceitos principais que sustentam a teoria, dos quais se destaca o agente da estratégia: o empreendedor. Nesse contexto, o presente artigo busca identificar os principais pontos de intersecção e divergências ao relacionar os economistas clássicos (Say, Cantillón, Knight), o autor mais famoso no tema (Schumpeter) e as releituras mais recentes da teoria estratégica da firma (Peter Klein), contextualizando historicamente a evolução do conceito. Para isso, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão da literatura desses autores, considerados referência no tema, além da caracterização histórica e social do ambiente de cada um, o que proporcionou comparação e análise das suas principais contribuições. As discussões apresentadas neste artigo contribuem para o desenvolvimento de um posicionamento crítico sobre o conceito de empreendedor e estabelecem um percurso histórico a respeito do tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Shigueo Omoto Bittar, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)/Universidade de São Paulo(USP)

Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Administração, Área de Pesquisa: Economia das Organizações.

Livia Tiemi Bastos, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)/Universidade de São Paulo(USP)

Economista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pós Graduada em Estudos Ambientais pela Kyoto University e Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Administração, Área de Pesquisa: Economia das Organizações.

Vivian Lemes Moreira, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em Ciências da Informação e Documentação pela FFCLRP/USP. Mestre em Ciências pelo programa de Pós-graduação em Psicologia pela FFCLRP/USP.

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Bittar, F. S. O., Bastos, L. T., & Moreira, V. L. (2014). Reflexões sobre o empreendedor: uma análise sob a perspectiva da economia das organizações. Revista De Administração Da UFSM, 7(1), 65–80. https://doi.org/10.5902/198346597318

Número

Sección

Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a