Características comportamentais empreendedoras: um estudo com acadêmicos de administração de uma universidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465924894Abstract
Com a finalidade de explorar o panorama de empreendedorismo acadêmico, propôs-se a realização deste estudo, que objetiva analisar as características comportamentais empreendedoras (CCE’s) em alunos do curso de graduação em administração de uma instituição de ensino superior. Para isso, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: traçar o perfil dos acadêmicos de administração da instituição estudada; mapear as características comportamentais empreendedoras dos referidos acadêmicos; e propor ações para aprimorar tais características. A pesquisa realizada, com abordagem metodológica quantitativa e descritiva, obteve uma amostra de 374 alunos respondentes do questionário de CCE’S de McClelland, permitindo identificar carências nas características “persistência”, “correr riscos calculados”, “estabelecimento de metas” e “persuasão e redes de contato”. Assim, sugere-se que os órgãos gestores da referida universidade incentivem a criação de programas e projetos que estimulem o desenvolvimento do comportamento empreendedor dos seus alunos, tendo em vista a relevância do papel do empreendedor na sociedade.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.