Métricas de marketing, Big Data e o papel do departamento de marketing

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465922046

Schlagworte:

Métricas de marketing, Big Data, Inteligência de mercado

Abstract

Métricas de marketing são vistas como uma forma de comprovar os resultados do trabalho da área, validando sua importância, dentro das organizações. Já Big Data se apresenta como uma oportunidade para as empresas terem mais acesso a informações sobre os clientes, possibilitando a criação de novas métricas, comprovando resultados que antes não se conseguia, sendo então uma oportunidade para a área ganhar ainda mais importância. O presente artigo questiona se a realidade atual dos departamentos de marketing envolve o desenvolvimento e acompanhamento de métricas, assim como o uso de Big Data. Para isso, busca formar premissas a partir da literatura e indícios dessa realidade através de entrevistas com profissionais de marketing de diferentes setores. O objetivo da pesquisa é levantar possibilidades para pesquisas futuras na área e incentivar uma discussão sobre a responsabilidade do marketing de apresentar indicadores de suas ações.

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Autor/innen-Biografien

Carla Freitas Silveira Netto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutoranda em administração/marketing pelo PPGA da UFRGS e bolsista do CNPq - Brasil. Mestre pelo Curso de Administração e Negócios - MAN da PUCRS (2010). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Tem experiência na área de Inteligência de Mercado e Comunicação.

Luiz Antonio Slongo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Marketing Estratégico, Marketing de Relacionamento, Pesquisa em Marketing e Logística Empresarial.

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Veröffentlicht

2019-07-30

Zitationsvorschlag

Netto, C. F. S., & Slongo, L. A. (2019). Métricas de marketing, Big Data e o papel do departamento de marketing. Revista De Administração Da UFSM, 12(3), 527–543. https://doi.org/10.5902/1983465922046

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