Humor no trabalho: um estudo sobre a relação entre estilos de humor, satisfação com a chefia e desempenho individual no trabalho

Autor/innen

  • Ariana Marchezi de Souza Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Bruno Felix von Borell de Araujo Fucape Business School
  • Allana Matos de Andrade Fucape Business School
  • Alexandre dos Santos Cerqueira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465919382

Abstract

Esta pesquisa verificou a relação entre os estilos de humor, a satisfação com o líder e o desempenho dos indivíduos no trabalho, por meio de um estudo de natureza quantitativa. Para a mensuração dos construtos, foram utilizados dois questionários validados em estudos anteriores: o Questionário de Estilos de Humor de Martin et al. (2003) e a Escala de Satisfação no Trabalho de Siqueira (1995). A medida do desempenho individual foi obtida por meio da indicação da nota final da avaliação 360°, praticada internamente na empresa em análise. Foram obtidas 234 respostas válidas e a relação entre as variáveis foi estudada pelo método de Modelagem de Equações Estruturais, com a estimação PLS (Partial Least Squares – Path Modeling). Identificaram-se relações positivas e significantes entre os estilos positivos de humor (afiliativo e autopromovedor) e a satisfação com a chefia, e entre a satisfação com a chefia e o desempenho individual. Por outro lado, foram verificadas relações negativas e significantes entre os estilos negativos (agressivo e autodepreciativo) e a satisfação com a chefia, e o humor agressivo explicou 16,81% da insatisfação com a chefia. Esses resultados sugerem que as organizações podem se beneficiar da seleção de líderes com estilos de humor apropriados para o alcance de comportamentos e resultados organizacionais específicos.

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Autor/innen-Biografien

Ariana Marchezi de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo

Bruno Felix von Borell de Araujo, Fucape Business School

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Allana Matos de Andrade, Fucape Business School

Mestre em Administração pela Fucape Business School

Alexandre dos Santos Cerqueira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutorando em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo

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Veröffentlicht

2019-11-27

Zitationsvorschlag

Souza, A. M. de, Araujo, B. F. von B. de, Andrade, A. M. de, & Cerqueira, A. dos S. (2019). Humor no trabalho: um estudo sobre a relação entre estilos de humor, satisfação com a chefia e desempenho individual no trabalho. Revista De Administração Da UFSM, 12(4), 803–820. https://doi.org/10.5902/1983465919382

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