Articulação entre as aprendizagens individual, grupal e organizacional em uma instituição hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465917672Schlagworte:
Organizational learning, group learning, individual learningAbstract
Este artigo visa a analisar a articulação entre os níveis individual, grupal e organizacional da aprendizagem em uma instituição hospitalar. A fim de atender a tal objetivo e, em acordo com estudos anteriores, foi realizada uma pesquisa quantitativa, a partir da aplicação de questionários, com os enfermeiros do hospital. Os dados angariados foram analisados seguindo-se a modelagem de equações estruturais. Os resultados demonstram que a aprendizagem nos grupos está relacionada à aprendizagem que ocorre nos níveis individual e organizacional, porém, a aprendizagem individual não se mostrou significativamente associada à aprendizagem organizacional. Além disso, constatou-se que a aprendizagem grupal influencia substancialmente a aprendizagem organizacional, em comparação à aprendizagem individual. Os resultados obtidos são consoantes aos encontrados em outros estudos da mesma natureza.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.