Influência do crowding na lealdade mediado pela satisfação do consumidor em processos de compras no varejo

Autor/innen

  • Alessandro Silva de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul / UFMS
  • Dirceu da Silva Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
  • Marcelo Moll Brandão Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho - PPGA

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916176

Abstract

O objetivo deste artigo é avançar na compreensão da relação casual de crowding na variável lealdade via satisfação do cliente, em processos de compras no varejo. E realizar testes para examinar as implicações da mediação da satisfação do cliente entre crowding e a lealdade do consumidor. Para verificação das hipóteses geradas sob a luz da teoria, realizou-se um survey em corte transversal com a participação de 486 estudantes universitários.  A análise dos dados, por meio de modelagem de equações estruturais (MEE) com estimação dos mínimos quadrados parciais, indicou que o efeito direto entre a percepção de crowding e a lealdade é mediado pela satisfação declarada do consumidor. Com isto, a principal contribuição desse estudo é corroborar ao posicionamento teórico de que pode haver resposta positiva do consumidor aos ambientes varejistas com alta densidade humana.  

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Autor/innen-Biografien

Alessandro Silva de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul / UFMS

Graduado em Administração (Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON), Mestre em Administração (Universidade Federal de Lavras - UFLA), Doutor em Administração (Universidade Nove de Julho - UNINOVE). Linha de pesquisa – Comportamento do Consumidor. Professor Adjunto A da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul / UFMS.   Endereço: Rodovia MS-306 - Zona Rural, Chapadão do Sul - MS, 79560-000; Telefone: +55 35  98814 3015. e-mail: alessandro.si@gmail.com .

Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação

Graduação em Física (Universidade de São Paulo – USP), Mestre em Física (Universidade de São Paulo -USP), Doutor em Educação (Universidade de São Paulo - USP). Linha de pesquisa: Comportamento do Consumidor; Processos de Decisão de Compra. Professor Doutor 3.1 da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Membro de corpo editorial da Revista Estilos de Aprendizagem. Pesquisador CAPES de produtividade.   Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.  Avenida Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária 13083865 - Campinas, SP – Brasil . Telefone: (11) 3665-9363. E-mail: dirceuds@gmail.com.

Marcelo Moll Brandão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor de marketing da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do PPGA Ufes.

Veröffentlicht

2017-12-20

Zitationsvorschlag

Oliveira, A. S. de, Silva, D. da, Brandão, M. M., & Lopes, E. L. (2017). Influência do crowding na lealdade mediado pela satisfação do consumidor em processos de compras no varejo. Revista De Administração Da UFSM, 10(4), 614–631. https://doi.org/10.5902/1983465916176

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