Governança corporativa e desempenho das empresas diante da crise econômica global de 2008: uma análise de dados em painel
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465913414Abstract
A literatura recente sobre governança corporativa (GC) sugere que, além das causas micro e macroeconômicas que originam uma crise, falhas graves nas estruturas de governança públicas e privadas contribuíram para o agravamento da crise econômica mundial de 2008. Diante desse cenário, a presente pesquisa buscou avançar na compreensão da relação entre GC, desempenho e recessões. O objetivo foi verificar a influência da qualidade da GC no desempenho das empresas brasileiras listadas na BM&F Bovespa no contexto da crise econômica global de 2008. Para isso, os indicadores de desempenho e de GC, definidos por meio da base teórica, foram calculados; o comportamento das variáveis levantadas sofreu uma análise exploratória a partir da estatística descritiva; e um modelo econométrico de dados em painel foi utilizado para testar a hipótese de pesquisa. Como principal resultado, verificou-se que o desempenho medido pelo return on assets (ROA) é explicado pela qualidade da GC, sendo identificada uma relação estatisticamente significativa e negativa. Foi registrado, ainda, um crescimento gradativo da qualidade da GC. Nesse sentido, o comportamento da variável desempenho, entre janeiro de 2004 e dezembro de 2012, demonstra com clareza o colapso provocado no resultado das empresas com a eclosão da crise econômica global em 2008, de modo que a relação entre a qualidade da GC no período pré-crise e o desempenho se mostrou estatisticamente significativa e positiva.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.