Governança corporativa e desempenho das empresas diante da crise econômica global de 2008: uma análise de dados em painel
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465913414Resumen
A literatura recente sobre governança corporativa (GC) sugere que, além das causas micro e macroeconômicas que originam uma crise, falhas graves nas estruturas de governança públicas e privadas contribuíram para o agravamento da crise econômica mundial de 2008. Diante desse cenário, a presente pesquisa buscou avançar na compreensão da relação entre GC, desempenho e recessões. O objetivo foi verificar a influência da qualidade da GC no desempenho das empresas brasileiras listadas na BM&F Bovespa no contexto da crise econômica global de 2008. Para isso, os indicadores de desempenho e de GC, definidos por meio da base teórica, foram calculados; o comportamento das variáveis levantadas sofreu uma análise exploratória a partir da estatística descritiva; e um modelo econométrico de dados em painel foi utilizado para testar a hipótese de pesquisa. Como principal resultado, verificou-se que o desempenho medido pelo return on assets (ROA) é explicado pela qualidade da GC, sendo identificada uma relação estatisticamente significativa e negativa. Foi registrado, ainda, um crescimento gradativo da qualidade da GC. Nesse sentido, o comportamento da variável desempenho, entre janeiro de 2004 e dezembro de 2012, demonstra com clareza o colapso provocado no resultado das empresas com a eclosão da crise econômica global em 2008, de modo que a relação entre a qualidade da GC no período pré-crise e o desempenho se mostrou estatisticamente significativa e positiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.