Avaliação de eficiência de estratégias de hedge para o risco de preço do café do Brasil com o uso de contratos da BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465913003Abstract
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. Entretanto o novo regime de preços e volatilidade a partir da crise de 2008, bem como o aumento da concorrência pela entrada de novos players expressaram a necessidade de uso de mecanismos de mercado para gestão de risco de preço. Entre as alternativas, ilustravam-se os mercados futuros, em particular os contratos futuros de café da BM&FBOVESPA, do Brasil. Objetivou-se avaliar a eficiência das estratégias sem hedge, hedge simples (naïve), hedge estático e hedge dinâmico calculado pelo modelo GARCH-BEKK na gestão de risco dos preços do café das principais regiões produtoras brasileiras. A eficiência dos hedges estático e dinâmico foi superior à das outras estratégias, embora o último possibilite a calibragem das taxas de hedge intertemporais, diminuindo os custos operacionais. Também, o uso dos contratos futuros de café da BM&FBOVESPA para hedge aumentará a liquidez do mercado, possibilitando a esquematização de várias alternativas operacionais.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.