APRENDIZAGEM NA PRÁTICA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURAÇÃO DO NÚCLEO DE CONCURSO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629227848Palavras-chave:
Aprendizagem individual, Aprendizagem organizacional, Aprendizagem na prática, Instituição Federal de Ensino Superior, Núcleo de Concurso DocenteResumo
A realização deste estudo tem como objetivo investigar de que forma ocorre a aprendizagem individual e organizacional no Núcleo de Concurso Docente de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A pesquisa foi realizada neste Núcleo em vista das mudanças a partir da implementação da nova legislação regulamentadora de concursos públicos adotada pela Instituição. Tais mudanças geraram a necessidade de aprendizagem por parte dos servidores do Núcleo (aprendizagem individual), e a troca do conhecimento adquirido entre os mesmos (aprendizagem organizacional). A coleta de dados foi efetuada por meio de pesquisa documental e pesquisa de campo junto ao órgão. Como resultados verificou-se uma associação entre a teoria analisada e a prática verificada no Núcleo de Concurso Docente da Instituição. Além disso, as contribuições da pesquisa remetem a forma como o núcleo organizou-se diante das mudanças impostas e pela operacionalização dos procedimentos adotados para efetivação da aprendizagem, possibilitando um melhor entendimento a respeito dos processos de aprendizagem ocorridos.Downloads
Referências
Argyris, C., & Schön, D. (1996). Organizational learning II: theory, method and practice. Reading. Mass.: Addison-Wesley.
Chemla, E. (2005) A reforma da formação para as carreiras da ENA-França: como formar profissionais para a condução de mudanças na administração pública. Revista do Serviço Público. Brasília, 56( 2), abr./jun., p. 217-224.
Fiol, C. M. (1994) Consensus, diversity, and learning in organizations. Organization Science, 5(3), aug., p. 403-419.
Gil, A. C. (1991) Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas.
Godoy, A. S. (1995) Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), mar./abr., p. 57-63.
Kim, D. H. (1993). The link between individual and organizational learning. Sloan Management Review, 35 (1), p. 37-50.
Kim, D. H. (1998) O elo entre a aprendizagem individual e a aprendizagem organizacional. In: Klein, D. A. A gestão estratégica do capital intelectual. Rio de Janeiro: Qualitymark.
Köche, J. C. (1997) Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Lakatos, E. M.; & Marconi, M. A. (2001). Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Meirelles, H. L. (2005). Direito Administrativo Brasileiro. 30. ed. São Paulo: Malheiros.
Probst, G. J. B., & Büchel, B. S. (1997). Organizational Learning. Hemel Hempstead: Greenwich.
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, P. B. (2006). Metodologia de Pesquisa. São Paulo: McGrall-hill Interamericana do Brasil Ltda.
Selltiz, C., Wrightsman, L. S., & Cook, S. W. (1972). Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder.
SENGE, P. (1990) A quinta disciplina: arte e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller.
Triviños, A. N. (2007). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Yin, R. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Será exigida de todos os autores de artigos aceitos para publicação na PAP - Práticas de Administração Pública a Declaração de Direitos Autorais, na qual, os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.