A organização que aprende na visão daqueles que ensinam: a percepção dos professores de uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629291622

Palavras-chave:

Organização que aprende, Professores, Quatro dimensões

Resumo

O artigo explora as características de uma organização que aprende, focando na visão dos docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As quatro dimensões examinadas incluem aprendizagem contínua, promoção de diálogo, colaboração e aprendizagem em equipe e empowerment, buscando avaliar como essas práticas se manifestam no contexto universitário. O estudo, quantitativo, fez uso de um questionário estruturado aplicado a 205 professores, permitindo identificar níveis de engajamento, oportunidades de melhoria e barreiras no processo de aprendizado organizacional. O estudo destaca o papel essencial dos professores como facilitadores de conhecimento e busca contribuir tanto para o aprimoramento teórico quanto para práticas institucionais que promovam uma cultura de aprendizado contínuo e colaborativo.

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Biografia do Autor

Alexandre Eduardo Porporati Fassinato, Universidade Federal de Santa Maria

 Graduando do curso de Administração da UFSM.

Leander Luiz Klein, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração e professor em Administração da UFSM.

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Publicado

2025-05-27

Como Citar

Fassinato, A. E. P., & Klein, L. L. (2025). A organização que aprende na visão daqueles que ensinam: a percepção dos professores de uma universidade pública. Práticas De Administração Pública, 9, e91622. https://doi.org/10.5902/2526629291622

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