APRENDIZAGEM NA PRÁTICA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURAÇÃO DO NÚCLEO DE CONCURSO DOCENTE

Autores

  • Cristiane Ceresa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Ari Aloísio Justen Junior Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Paula Borges Tronco Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Leander Luiz klein Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-6075-6107
  • Breno Augusto Diniz Pereira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-7387-5033

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629227848

Palavras-chave:

Aprendizagem individual, Aprendizagem organizacional, Aprendizagem na prática, Instituição Federal de Ensino Superior, Núcleo de Concurso Docente

Resumo

A realização deste estudo tem como objetivo investigar de que forma ocorre a aprendizagem individual e organizacional no Núcleo de Concurso Docente de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A pesquisa foi realizada neste Núcleo em vista das mudanças a partir da implementação da nova legislação regulamentadora de concursos públicos adotada pela Instituição. Tais mudanças geraram a necessidade de aprendizagem por parte dos servidores do Núcleo (aprendizagem individual), e a troca do conhecimento adquirido entre os mesmos (aprendizagem organizacional). A coleta de dados foi efetuada por meio de pesquisa documental e pesquisa de campo junto ao órgão. Como resultados verificou-se uma associação entre a teoria analisada e a prática verificada no Núcleo de Concurso Docente da Instituição. Além disso, as contribuições da pesquisa remetem a forma como o núcleo organizou-se diante das mudanças impostas e pela operacionalização dos procedimentos adotados para efetivação da aprendizagem, possibilitando um melhor entendimento a respeito dos processos de aprendizagem ocorridos.

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Biografia do Autor

Cristiane Ceresa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Servidora da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFSM

Ari Aloísio Justen Junior, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Servidor do Departamento de Contabilidade e Finanças da UFSM

Paula Borges Tronco, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Servidora da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFSM

Leander Luiz klein, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutor em Administração

Breno Augusto Diniz Pereira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP/CCSH/UFSM) 

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Publicado

2019-01-17

Como Citar

Ceresa, C., Justen Junior, A. A., Tronco, P. B., klein, L. L., & Pereira, B. A. D. (2019). APRENDIZAGEM NA PRÁTICA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURAÇÃO DO NÚCLEO DE CONCURSO DOCENTE. Práticas De Administração Pública, 2(1), 03–21. https://doi.org/10.5902/2526629227848

Edição

Seção

Artigos