Dez anos do curso de agronomia da UFFS: o que mostram os índices de permanência e evasão estudantil

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629268702

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Permanência, Evasão, Agronomia

Abstract

O percurso acadêmico dos estudantes de graduação é permeado de desafios, de superações, de fraquezas e de conquistas. Em 2019, o curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) completou dez anos de ação formativa, o que oportunizou avaliar esse percurso e pensar na sua continuidade. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar os índices de permanência e evasão no curso de Agronomia da UFFS. A metodologia adotada baseou-se na análise dos documentos que norteiam a oferta do curso e no cálculo dos índices de permanência e de evasão de acordo com os campi em que são ofertados. Para esse cálculo, optou-se pelo método “de fluxo”, ou “de acompanhamento de estudantes”. Os indicadores observados apontam para a necessidade de avançar nas discussões sobre a permanência, a retenção e a evasão no âmbito do curso, integrando ações e estratégias para identificar práticas de gestão que se mostrem mais efetivas para mitigar o problema, bemcomo apresentar resultados cada vez mais satisfatórios.

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Biografie autore

Lilian Wrzesinki Simon, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutoranda em Administração. Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Pós-graduação em Administração. Florianópolis/SC – Brasil. Administradora na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Fernanda Cristina da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Integrante do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária e desenvolve atividades como pesquisadora-sênior na Rede ASA (Rede de Apoio ao Sucesso Acadêmico)

Louseane Vidi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Administração.  Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Pós-graduação em Administração. Florianópolis/SC – Brasil. Administradora na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Alan Jasper Rocha Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá. Professor no colegiado de Administração da Universidade Federal do Amapá. Atualmente doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa de Gestão Universitária.

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia em Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC – Brasil. Professora do Magistério Superior no Departamento de Ciências da Administração – Universidade Federal de Santa Catarina.

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Pubblicato

2023-05-05

Come citare

Simon, L. W., Silva, F. C. da, Vidi, L., Mendes, A. J. R., & Pacheco, A. S. V. (2023). Dez anos do curso de agronomia da UFFS: o que mostram os índices de permanência e evasão estudantil. Práticas De Administração Pública, 6(1), 24–48. https://doi.org/10.5902/2526629268702