Dez anos do curso de agronomia da UFFS: o que mostram os índices de permanência e evasão estudantil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629268702Palabras clave:
Permanência, Evasão, AgronomiaResumen
O percurso acadêmico dos estudantes de graduação é permeado de desafios, de superações, de fraquezas e de conquistas. Em 2019, o curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) completou dez anos de ação formativa, o que oportunizou avaliar esse percurso e pensar na sua continuidade. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar os índices de permanência e evasão no curso de Agronomia da UFFS. A metodologia adotada baseou-se na análise dos documentos que norteiam a oferta do curso e no cálculo dos índices de permanência e de evasão de acordo com os campi em que são ofertados. Para esse cálculo, optou-se pelo método “de fluxo”, ou “de acompanhamento de estudantes”. Os indicadores observados apontam para a necessidade de avançar nas discussões sobre a permanência, a retenção e a evasão no âmbito do curso, integrando ações e estratégias para identificar práticas de gestão que se mostrem mais efetivas para mitigar o problema, bemcomo apresentar resultados cada vez mais satisfatórios.
Descargas
Citas
Bardagi, M. P., & Hutz, C. S. (2009, Janeiro/Abril). Não havia outra saída: percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-USF, 14(1), 95-105.
Brasil. (2017). Decreto 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm
Brasil. (2018). Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm
Heringer, R. (2018). Democratização da educação superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmico. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 7-17.
Hoffmann, I. L., Ceretta N. R., Martins, F. M., & Hoffmann, D. V. (2017). Metodologia para identificação de fatores estratégicos para acompanhamento sistemático da evasão em cursos de graduação. Revista Gestão Universitária na América Latina, 10(4), 157-178.
Ministério da Educação. (1996). Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC. Recuperado de http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_ Evasao _Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf
Ministério da Educação. (2012). Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. Dispõe sobre o Sistema de Seleção Unificada – SISU. Recuperado de http://sisu.ufes.br/sites/sisu.ufes.br/files/field/anexo/portaria_normativa_ nao_21_de_5_de_novembro_de_2012_alterada_pela_portaria_nao_1.117-2018.pdf
Ministério da Educação. (2001). Lei nº 10172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf
Platt Neto, O. A., Da Cruz, F., & Pfitscher, E. D. (2008, Maio/Agosto). Utilização de metas de desempenho ligadas à taxa de evasão escolar nas universidades públicas. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 2(2), 54-74.
Rios, R., Costa, V. M. F., Bianchim, B. V., Santos, R. C. T., & Rodrigues, A. M. (2018). Evasão, retenção e diplomação: ocorrências e motivações. Revista Gestão Universitária na América Latina, 11(4), 20-39, Edição Especial.
Silva Filho, R. L. L., Motejunas, P. R., Hipólito, O., & Lobo, M. B. C. M. (2007, Setembro/Dezembro). A evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa, 37(132), 641-659.
Tinto, V. (1975). Dropout from higher education: A theoretical synthesis of recent research. Review of educational research, 45(1), 89-125.
Tontini, G., & Walter, S. A. (2014, Março). Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos? Ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 19(1), 89-110.
Universidade Federal da Fronteira Sul. (2019, Abril). Projeto Pedagógico da Turma Especial do Curso de Graduação em Agronomia – Bacharelado. Erechim. Recuperado de https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccaerpronera/2019-0002
Universidade Federal da Fronteira Sul. (2016a). Projeto pedagógico do curso de graduação em Agronomia – Bacharelado. Cerro Largo, julho, 2016. Recuperado de https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccacl/2016-0002
Universidade Federal da Fronteira Sul. (2016b). Resolução 3/CONSUNI/CGAE/2016. Define as diretrizes curriculares para a reformulação dos PPCs dos cursos de Agronomia da UFFS. Recuperado de https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consunicgae/2016-0003
Universidade Federal da Fronteira Sul. (2017). Projeto pedagógico do curso de Agronomia – Bacharelado linha de formação: Agroecologia. Laranjeiras do Sul, Janeiro, 2017. Recuperado de https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccals/2017-0002.
Universidade Federal da Fronteira Sul. (2013a). Resolução nº 32/CONSUNI/UFFS/2013. Institui o Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para estudantes haitianos – PROHAITI e dispõe sobre os procedimentos para operacionalização das atividades do programa. Recuperado de https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consuni/2013-0032
Universidade Federal da Fronteira Sul. (2013b). Resolução nº 33/CONSUNI/UFFS/2013. Institui o Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN) da Universidade Federal da Fronteira Sul. Recuperado de https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consuni/2013-0033.
Vargas, H. M., & Paula, M. F. C. (2013, julho). A inclusão do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na educação superior: desafio público a ser enfrentado. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 18(2), 459-485.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Práticas de Administração Pública
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Será exigida de todos os autores de artigos aceitos para publicação na PAP - Práticas de Administração Pública a Declaração de Direitos Autorais, na qual, os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.